Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/21 às 17h22 - Atualizado em 5/08/21 às 17h28

Transporte escolar retorna a prestação de serviço para alunos da rede pública

           

 

A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) assumiu a gestão compartilhada do Serviço de Transporte Complementar Escolar (STPCE) em janeiro de 2020, com a incumbência da gestão e operação do serviço. A empresa realizou licitações por lotes, para atender os alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com renovação da frota e tecnologia embarcada.

 

A TCB licitou 24 lotes com contratos vigentes pelo prazo de 30 meses, trazendo regularidade contratual e gerando economia de aproximadamente R$15.000.000,00 para os cofres públicos. Os contratos contemplam as micros e pequenas empresas com a cota reservada, conforme as exigências do Tribunal de Contas do Distrito Federal, órgão controlador, que fiscalizou e aprovou todos os processos em andamento.

 

Com o retorno das aulas presenciais organizado de forma escalonada, a previsão da TCB é transportar 42.000 alunos a 688 escolas públicas. Para o Diretor-Presidente da empresa, Chancerley Santana, a prestação do serviço será feita com excelência e responsabilidade. “A TCB se preparou para o retorno das aulas, os executores dos contratos estarão presentes nas regiões administrativas, com carros caracterizados, para atendimentos das demandas”, destacou o dirigente.

 

Após cadastrar aproximadamente 1.600 itinerários,  o Centro de Controle Operacional (CCO), setor responsável pelo atendimento integral do transporte escolar, em tempo real, das 06h às 23h, poderá disponibilizar às Regionais de Ensinos e diretores das escolas o itinerário do ônibus, de forma on-line. Os ônibus serão monitorados através de GPS (Sistema de Posicionamento Global), trazendo segurança tanto para os estudantes que utilizarão o serviço, quanto ao pagamento das notas fiscais emitidas pelas empresas, que serão aferidas por quilômetros.

 

Dentre as melhorias ofertadas, os profissionais do transporte escolar, motoristas e monitores, foram valorizados com aumento de salário, estabelecendo regularidade no piso salarial da categoria.

 

O Diretor-Presidente enfatiza que as empresas contratadas terão que seguir os protocolos estabelecidos, considerando a pandemia do novo coronavírus. “Os alunos deverão permanecer de máscaras durante todo o percurso, a aferição da temperatura será realizada no embarque e a higienização das mãos”, informou o dirigente.

 

Próxima inovação

 

A TCB está realizando testes com empresas internacionais, através de prova de conceito, para estabelecer chamada eletrônica com reconhecimento facial e disponibilização por meio de aplicativo desenvolvido, em tempo real, para os pais e escolas. A previsão é que o serviço comece em 2022.

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo do Distrito Federal

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br