A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) assumiu a gestão compartilhada do Serviço de Transporte Complementar Escolar (STPCE) em janeiro de 2020, com a incumbência da gestão e operação do serviço. A empresa realizou licitações por lotes, para atender os alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com renovação da frota e tecnologia embarcada.
A TCB licitou 24 lotes com contratos vigentes pelo prazo de 30 meses, trazendo regularidade contratual e gerando economia de aproximadamente R$15.000.000,00 para os cofres públicos. Os contratos contemplam as micros e pequenas empresas com a cota reservada, conforme as exigências do Tribunal de Contas do Distrito Federal, órgão controlador, que fiscalizou e aprovou todos os processos em andamento.
Com o retorno das aulas presenciais organizado de forma escalonada, a previsão da TCB é transportar 42.000 alunos a 688 escolas públicas. Para o Diretor-Presidente da empresa, Chancerley Santana, a prestação do serviço será feita com excelência e responsabilidade. “A TCB se preparou para o retorno das aulas, os executores dos contratos estarão presentes nas regiões administrativas, com carros caracterizados, para atendimentos das demandas”, destacou o dirigente.
Após cadastrar aproximadamente 1.600 itinerários, o Centro de Controle Operacional (CCO), setor responsável pelo atendimento integral do transporte escolar, em tempo real, das 06h às 23h, poderá disponibilizar às Regionais de Ensinos e diretores das escolas o itinerário do ônibus, de forma on-line. Os ônibus serão monitorados através de GPS (Sistema de Posicionamento Global), trazendo segurança tanto para os estudantes que utilizarão o serviço, quanto ao pagamento das notas fiscais emitidas pelas empresas, que serão aferidas por quilômetros.
Dentre as melhorias ofertadas, os profissionais do transporte escolar, motoristas e monitores, foram valorizados com aumento de salário, estabelecendo regularidade no piso salarial da categoria.
O Diretor-Presidente enfatiza que as empresas contratadas terão que seguir os protocolos estabelecidos, considerando a pandemia do novo coronavírus. “Os alunos deverão permanecer de máscaras durante todo o percurso, a aferição da temperatura será realizada no embarque e a higienização das mãos”, informou o dirigente.
Próxima inovação
A TCB está realizando testes com empresas internacionais, através de prova de conceito, para estabelecer chamada eletrônica com reconhecimento facial e disponibilização por meio de aplicativo desenvolvido, em tempo real, para os pais e escolas. A previsão é que o serviço comece em 2022.
TCB
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