Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/23 às 17h30 - Atualizado em 13/05/24 às 16h15

TCB comemora 62 anos de prestação de serviço para o Distrito Federal

COMPARTILHAR

Na manhã desta quinta-feira (1º), a Empresa Pública organizou homenagem para os seus colaboradores e autoridades do Governo do Distrito Federal

 

 

No dia 1º de junho de 1961 a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) iniciou a operação, como empresa pioneira do segmento de transporte público no Distrito Federal, fazendo parte da história de Brasília há 62 anos.

 

Como forma de homenagear a Empresa Pública, a Direção organizou café da manhã para os seus colaboradores, que contou com a participação de autoridades do Governo do Distrito Federal, bem como com a presença da Vice-Governadora, Celina Leão.

 

Na abertura a Chefe de Gabinete da TCB, Luanne Lira, falou da realização de mais um evento para comemorar o aniversário. “Com muita alegria estamos aqui celebrando mais um ano da nossa tão amada TCB. Hoje comemoramos 62 anos de operação”, destacou.

 

Após a execução do Hino Nacional por parte do Dueto do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Diretor-Presidente, Chancerley Santana, fez um breve discurso sobre a importância da TCB à população do Distrito Federal. “Já passaram mais de 18 mil funcionários por aqui, transportamos por ano mais de um milhão e meio de vidas, 45 mil alunos são transportados diariamente e vamos ampliar o atendimento do DF Acessível de 780 pessoas para 2000 pessoas, com a entrega de mais 16 novas vans, iniciando o atendimento de pessoas com deficiência visual”, destacou o dirigente.

 

No uso da palavra o Secretário da Pessoa Com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, parabenizou a TCB pelo recebimento de 16 vans novas vans. “Hoje é um dia de festa, as pessoas vão se locomover graças as vans. O Serviço DF Acessível é um legado para o Distrito Federal”.

 

Já o Presidente do Departamento de Estrada de Rodagens do Distrito Federal (DER/DF), relembrou de quando utilizava as linhas da TCB, “a frase 62 anos fazendo parte da história de Brasília foi assertiva, porque realmente faz parte. Nós temos que fortalecer a TCB”, lembrou.

 

Marcelo Portela, Diretor-Geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF) falou sobre a importância das linhas da TCB para quem é do Distrito Federal, “sou nascido e criado no D.F., andei demais nos ônibus da TCB”.

 

Como representante da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, Alecxandro Pinho Carreiro, Secretário Executivo da Pasta, lembrou que a TCB transporte os nossos sucessores. “Precisamos ter responsabilidade com as vidas que transportamos. Parabéns a cada um que representa essa empresa!”, enfatizou o Secretário Executivo.

A Diretora-Presidente do Instituto Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (INAS/DF), Ana Paula Cardoso da Silva, declarou que acompanha a TCB há cinco anos. “Com muitos esforços coletivos, muitas reuniões que valeram a pena, esperamos em breve receber os servidores da TCB no plano de saúde do INAS. Parabéns por essa história construída”.

 

O Deputado Distrital, Iolando Almeida, lembrou que a TCB estava sucateada, prestes a ser extinta, “o Governador, Ibaneis Rocha, apostou na equipe, colocando como missão para o Chancerley resgatar a TCB e hoje para nós é um orgulho ver esta empresa”, salientou a autoridade.

 

A Vice-Governadora, Celina Leão, iniciou trazendo um abraço caloroso do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que não pode comparecer ao evento. “A TCB hoje é uma referência de cuidado. As pessoas terceirizadas, são servidores públicos, que cuidam de pessoas, crianças. Vamos trabalhar com amor e com carinho”, realçou.

 

Para fechar o Diretor-Presidente da TCB, Chancerley Santana, falou sobre a grandeza de projetar e conseguir realizar sonhos, assim como a entrega das vans e a reorganização da TCB.

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo do Distrito Federal

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br