Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/22 às 15h52 - Atualizado em 14/05/24 às 9h09

TCB começa a operar o programa DF Acessível

COMPARTILHAR

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida severa são as primeiras a serem atendidas pelo serviço

 

Na manhã da última segunda-feira (21), a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) iniciou a operação do programa DF Acessível, de acordo com a demanda encaminhada pela Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD).

O serviço tem como finalidade possibilitar o deslocamento de pessoas com deficiência temporária ou permanente, com comprometimento severo de mobilidade, e de pessoas idosas, conforme regulamento através do Decreto nº 42.524, de 21 de setembro de 2021.
As vans adquiridas para atender o DF Acessível possuem rampa de acesso para cadeira de rodas, ar-condicionado, dois box para cadeirantes e cinco assentos.
Os interessados no Serviço Complementar devem fazer cadastro através da SEPD, oferecendo a documentação solicitada e apresentar os requisitos estabelecidos no Artigo 15 da Resolução nº 33, do Conselho de Administração da TCB.
Após ser considerado habilitado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, o usuário deverá fazer o agendamento mínimo de cinco dias de antecedência.
Morador de Ceilândia, Carlos Marcelo Feitosa, 45 anos, possui paraplegia pós-traumática e utilizou o serviço DF Acessível. Para Carlos, o transporte é de relevância, pois necessita de fazer exames frequentemente. “Para mim foi muito importante, porque através do transporte consegui me locomover até o hospital Sarah do Lago Norte”, destacou.
Maria de Desterro Lima, tem 53 anos, mora na Ceilândia, teve paralisia infantil e está fazendo tratamento de câncer nos Hospitais de Apoio e de Base. Maria enfatizou a importância do Serviço, pois nem sempre o esposo pode levá-la às consultas. “Eu preciso ir várias vezes aos hospitais por causa do meu tratamento e eu não dirijo, portanto o DF Acessível é fundamental”, explicou.
O DF Acessível faz parte de um Governo que busca acessibilidade e oportunidades, em conjunto com aqueles que necessitam de transporte, porém não conseguem utilizar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC).

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo do Distrito Federal

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br