Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/23 às 16h26 - Atualizado em 13/05/24 às 16h22

Créditos de cartões de transporte terão validade de um ano após a recarga

COMPARTILHAR

Saiba como aproveitar saldo remanescente de cartão antigo

 

Os usuários do transporte público coletivo do DF que possuem cartões de vale-transporte ou cartão mobilidade terão que utilizar os créditos no prazo de até um ano, a partir da data da recarga. Caso a pessoa deixe de usar qualquer um desses cartões em viagens de ônibus ou metrô, o crédito que ficar na conta perderá a validade após 12 meses.

 

A medida está de acordo com o Decreto nº 43.899/2022, regulamentado pela Portaria nº 35 que foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (31). A norma diz que os créditos armazenados nos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) perderão validade após um ano, a contar da sua aquisição.

 

Após esse prazo, os créditos expirados serão revertidos à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC/DF). A manutenção do equilíbrio é o meio usado pelo GDF para manter as tarifas em valores acessíveis aos usuários.

 

Cartões antigos

Para verificar se o cartão ainda tem saldo, o titular da conta poderá baixar o aplicativo BRB Mobilidade. De acordo com as regras de uso dos cartões, para recuperar o saldo é necessário realizar viagens no transporte público do DF.

 

A subsecretária de Controle da SEMOB, Stephanie Ingrid Amaral lembra que o usuário deve ficar atento porque o cartão é pessoal e intransferível. “O cartão só pode ser utilizado pelo titular, é ele quem deve realizar as viagens que forem suficientes para resgatar o saldo remanescente”, advertiu.

 

Fonte: SEMOB

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo do Distrito Federal

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br