Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/18 às 9h55 - Atualizado em 22/04/19 às 14h23

Vice-primeira-dama Ana Paula acompanha programa Embaixadas de Portas Abertas

A terceira edição deste semestre ocorreu na Embaixada do Reino Unido, onde estudantes do Recanto das Emas puderam conhecer um pouco da história, da cultura e geografia do país

 

Agência Brasília

 

“É um momento único, especial das crianças, que vai gerar memória para sempre”. Assim a vice-primeira-dama, Ana Paula Hoff, se referiu ao programa Embaixadas de Portas Abertas, especificamente à edição que ela acompanhou na manhã desta quinta-feira (18), na Embaixada do Reino Unido. O programa visa promover o intercâmbio cultural entre as escolas públicas e as representações diplomáticas na capital federal. O programa conta com a parceria entre as secretarias de Relações Internacionais e de Educação e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), empresa de ônibus que fornece o transporte dos alunos.

 

Também participaram da visita a secretária-executiva de Relações Internacionais, Renata Zuquim; o secretário-executivo de Educação, Mauro Oliveira; o coordenador-geral de projetos da TCB, Geean Paiva; a coordenadora central da diretoria de ensino fundamental, Mírian do Carmo Silva; e os professores Tatiana Marques e Eliphas Bruno, respectivamente coordenadora e supervisor pedagógico da escola visitante.

 

Presentes ao evento, 33 estudantes do oitavo ano do Centro de Ensino Fundamental Myrian Ervilha, do Recanto das Emas, deram um show de aprendizado em cultura, geografia e história do país. Entre outras atividades, eles se divertiram com uma dinâmica quizz, elaborada pela equipe da embaixada.

 

Ana Paula Hoff, a equipe do governo do Distrito Federal e os alunos foram recebidos pela ministra-conselheira, Liz Davidson, que apresentou as instalações e falou um pouco sobre história, incluindo a do brasão, economia e cultura do Reino Unido. Ela também carimbou e entregou aos presentes passaportes mirins (fictícios), símbolos do programa, que representam a entrada “com visto” dos alunos no país.

 

“São ótimos participantes, com espírito de competição”, avaliou Liz Davidson, referindo-se ao resultado da dinâmica feita com os alunos. Ela também destacou a importância do programa e de sua experiência positiva, que “agrega muitas culturas”. Entre outras curiosidades, Liz revelou, que, em 2009, a embaixada recebeu membros da Família Real britânica

 

Confraternização

 

Renata Zuqui lembrou que o lema do programa é “trazer o mundo para Brasília e levar Brasília para o mundo”. Mauro Oliveira, por sua vez, saudou as crianças dizendo: “[O programa] só existe por causa de vocês e para vocês. Tem um mundo enorme lá fora. Aproveitem os momentos oferecidos”.

 

O aluno Arthur Henrique Leite dos Santos, 13 anos, entendeu bem o recado. Ele comandou a equipe Escócia, que foi vencedora da dinâmica. “Esta é uma visita única”, ressaltou. “Eram poucas vagas, sinto-me privilegiado.” Os alunos se dividiram em cinco equipes, compondo representações da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales e Holanda.

 

Durante a programação, os presentes também puderam degustar biscoitos recheados e cupcakes típicos do Reino Unido. Ao final, durante os agradecimentos, foi entregue pela equipe do GDF à ministra-conselheira um livro contendo fotografias de Brasília. As crianças e convidados receberam, como lembrança da embaixada, porções de shortbread, o tradicional biscoito amanteigado escocês.

 

A escolha das escolas participantes é realizada por indicação das regionais de ensino. Entre os critérios de participação, a escola deve estar situada em uma área de vulnerabilidade social e ainda não ter participado do programa. Já foram realizadas 58 visitas, sendo 53 com representação diplomática participante. Também é previsto que a escola participante receba a embaixada. No caso de Recanto das Emas, a visita será no próximo dia 2 de maio.

 

Fonte: Agência Brasília

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo de Brasília

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br