13/04/18 às 12h18 - Atualizado em 4/06/19 às 10h17

Sessão solene comemora os 58 anos da TCB

A Câmara Legislativa celebrou os 58 anos da Sociedade dos Transportes Coletivos de Brasília Limitada (TCB), em sessão solene na manhã desta segunda-feira (3). A proposta da homenagem foi do presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB).

Para o emedebista, a TCB tem papel importante para o DF. “A TCB é uma empresa que tem história, história essa que se confunde com a da nossa cidade”, disse o distrital, que e ainda complementou: “O desafio do governo atual é a valorização da empresa,  é o resgate da TCB para que os nossos servidores tenham melhores condições de trabalho”.

Rafael Prudente também trouxe a informação de que “logo, com pouco mais de 5 meses de governo, a atual presidência da TCB comprou cinco novos ônibus”.

O Presidente da TCB, Chancerley Santana, falou em seu discurso das missões e valores da empresa. “Com a missão de promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico no coração do país, a TCB se dedica dioturnamente a atender com excelência os brasilienses e visitantes, proporcionando respeito ao usuário, transporte com acessibilidade e promoção do turismo cívico”, observou Chancerley.

O diretor geral do DER, Fauzi Nacfur, também esteve presente na solenidade. Em seu discurso, deu a sugestão de os órgãos públicos disponibilizarem transporte coletivo para os servidores, já que 1 milhão e 800 veículos rodam nas ruas do DF e as vias não tem suportado mais essa carga de veículos. “A forma mais consciente de tirar veículos das ruas é valorizando o transporte coletivo”.

Já o deputado Martins Machado comentou que ainda existem barreiras a serem enfrentadas, mas que, de modo geral, a empresa merece agradecimentos. Parabenizando a TCB, Machado levou para a sessão, dados que enaltecem a história da empresa. “Entre 1960 e 1980, a TCB foi modelo para o país inteiro, ela foi responsável por mais de 90% das linhas operadas no DF. Em 2007 renovou sua frota e trouxe para o DF os ônibus mais modernos e eficientes”, disse o parlamentar.

Fonte: CLDF