Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/19 às 14h24 - Atualizado em 5/08/19 às 8h36

Programa Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui é ampliado

Secretaria de Turismo, Ministério Público Federal e TCB firmarão parceria para levar crianças ao Memorial do MPF

 

O Programa de Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), ganhou mais um parceiro. A Setur, o Ministério Público Federal (MPF) e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasílía (TCB) farão um acordo para incluir o Memorial do MPF no programa.

 

Para comemorar a iniciativa, um grupo de 39 crianças, entre 7 e 17 anos, da Guarda Mirim Social de Brasília participaram de uma visitação guiada ao Memorial do MPF, na tarde da sexta-feira (2). A visita foi acompanhada pela secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, pela secretária de Ação Institucional do Gabinete da Procuradoria Geral da República, Eliana Peres Torelly de Carvalho, e pelo presidente da TCB, Chancerley Santana.

 

Semanalmente, um grupo de alunos da rede pública do DF irá visitar as instalações do museu, que fica localizado na Procuradoria Geral da República. O transporte dos estudantes será realizado pelos ônibus de Turismo Cívico da TCB. “Esse trabalho é para que cada uma das nossas crianças conheçam a nossa cidade. Essa iniciativa do MPF é mais uma passo dado para que possamos promover essa atividade do Turismo em toda a nossa capital”, afirmou a secretária de Turismo.

 

O projeto Turismo Cívico tem como objetivo proporcionar educação, cultura, turismo e cidadania, por meio do acesso de estudantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos à visitação a pontos turísticos do DF. “A gente acredita que é pela educação que iremos fazer um país melhor. A educação não é só na escola. É preciso conhecer o país e a cidade que se vive e saber dos seus direitos e deveres”, afirmou Eliana Torelly.

 

O presidente da TCB destacou que programas como o de Turismo Cívico são importantes aliados na aprendizagem das crianças e que a empresa se sente honrada em fazer parte de mais esse projeto. “A TCB agradece à Setur e ao MPF por poder fazer parte desse programa. Somos uma empresa que existe há 58 anos e que cada vez mais se preocupa com o social”, comentou Chancerley Santana.

 

Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui – O programa da Setur-DF tem promovido a vivência do civismo da capital brasileira para alunos da rede pública. Entre as ações de destaque estão a participação de crianças nas solenidades de Troca da Bandeira, que ocorrem todo primeiro domingo do mês, e a visitação semanal na Residência Oficial de Águas Claras (Roac). Parcerias com a TCB, Fecomércio, Secretaria de Educação e outros órgãos governamentais têm permitido que estudantes adquiram conhecimentos sobre Brasília fora da sala de aula.

 

Memorial do MPF – O espaço foi inaugurado em dezembro de 2018 com o objetivo de ser um ponto cultural, digital e interativo que homenageia todos que construíram e aqueles que ainda hoje trabalham ativamente na história do MPF. Com cerca de 300 m² divididos em oito áreas, o Memorial é um novo ponto de visitação cívica em Brasília.

 

Localizado no térreo do bloco C da PGR, o local busca receber o público em um ambiente mais acessível, com programas socioeducativos e agenda de exposições temporárias e permanentes. O espaço também dispõe de uma sala de exibições com capacidade de 50 lugares, o auditório que leva o nome do procurador da República Pedro Jorge. O membro do MPF foi tragicamente assassinado em função de investigação criminal contra o esquema que ficou conhecido como “Escândalo da Mandioca”, em 1982.

 

Fonte: SETUR

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo de Brasília

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br