Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/17 às 11h19 - Atualizado em 6/11/18 às 10h11

Perguntas Frequentes da TCB

Quais são as linhas que a TCB opera?

Linhas 108, 108.3, 108.5, 108.6, 108.7, 108.8, 131.3.

A linha do Aeroporto 113.

E as linhas rurais: 190.2, 190.3 e 610.3

 

Se esquecer de algum objeto dentro do ônibus da TCB como devo fazer?

Objetos achados nos ônibus da TCB são guardados no Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto (ao lado da escada rolante), sala 19. No Mezanino, os objetos e documentos são guardados por até 30 dias. Depois deste prazo, os objetos são encaminhados aos Correios.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações: (61) 9 9288-7468

 

Quais são os assentos preferenciais nos ônibus?

Conforme a Lei nº 5.984, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de 01/09/2017, todos os assentos dos ônibus passaram a ser de prioridade para idosos (pessoas a partir de 60 anos), gestante e passageiro com criança de colo, com deficiência ou com mobilidade reduzida. A norma começou a valer a partir de novembro. A configuração atual dos assentos preferenciais foi mantida, ou seja, não será necessário estender a identificação para os outros assentos. No entanto, de acordo com a Lei, avisos de prioridade devem ser afixados nos veículos em locais de fácil visualização. Inicialmente, a medida é essencialmente educativa.

 

Qual o procedimento em caso de acidentes com os passageiros do ônibus durante a viagem?

A principal providência a ser tomada em relação a qualquer acidente ocorrido durante a viagem de ônibus, inclusive no embarque ou desembarque, é registrar um Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial. O passageiro poderá, ainda, solicitar o ressarcimento dos danos sofridos à empresa operadora.  A conduta do motorista será apurada e medidas disciplinares poderão ser aplicadas. Além disso, a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle – Sufisa adotará as providências estabelecidas na legislação vigente, como autuações, notificações e emissão de termos de auditoria fiscal direcionados às concessionárias e permissionárias responsáveis pela execução dos serviços.

 

 

Posso levar um animal no ônibus?

Somente é permitida a presença de cão-guia nos veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal – STPC/DF. É proibida a condução de quaisquer outros animais ou mesmo plantas no interior dos veículos, configurando infração grave prevista no Código Disciplinar Unificado do STPC/DF.

 

Ao chegar no aeroporto onde encontro o ponto de parada do ônibus Executivo?

O ponto de saída do ônibus fica em frente ao desembarque internacional. Quando desembarcar siga os totens indicativos.

 

Onde ficam localizados os pontos de parada do ônibus no trajeto até o aeroporto?

As paradas ficam no Eixo L (estações do Metrô), Esplanada dos Ministérios, Setor Hoteleiro Norte, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Setor Hoteleiro Sul, Eixo W (estações do Metrô e Aeroporto.

 

www.tcb.df.gov.br/paradas

Atualizado em Novembro/2018 – ASCOM

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo de Brasília

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br