Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/18 às 12h18 - Atualizado em 19/03/19 às 14h24

Alunos da rede pública visitam a Residência Oficial de Águas Claras

O projeto Roac de Portas Abertas teve início nesta segunda-feira (18) com a visita dos estudantes do Recanto das Emas

 

A história da fundação de Brasília, o modernismo da cidade, as características únicas da Capital Federal e nomes como do urbanista Lucio Costa e de Athos Bulcão ganharam um olhar diferente para 34 estudantes do 6º ano da Escola Classe nº 308 do Recanto das Emas.

Em visita guiada à Residência Oficial de Águas Claras (Roac) os alunos, entre 11 e 12 anos, puderam aprender mais sobre a construção da capital do país, além de conhecer fatos importantes da formação e das características da cidade. O passeio faz parte do projeto “Roac de Portas Abertas”, realizado pela Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação e Casa Militar, com apoio da TCB, e tem como um dos objetivos promover o Turismo Cívico entre os moradores do Distrito Federal.

Após os estudantes serem recepcionados pela primeira dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, eles participaram de um tour guiado pela propriedade e assistiram à palestra sobre a história da fundação de Brasília, ministrada pela arquiteta e professora Angelina Nardelli. “É fundamental as crianças terem esse contato com as a instituições e aprenderem o que é o patrimônio de cada um de nós e, consequentemente, a importância de valorizar e cuidar do que é nosso”, destaca Angelina.

Aluno do 6º ano, Ítalo Emanuel achou muito interessante o passeio. “Aprendi um pouco mais sobre a arquitetura de Brasília, e me deu vontade de conhecer a Igrejinha e ver de perto os azulejos do Athos Bulcão”. Já para Emilly Vitória, de 11 anos, o passeio valeu muito a pena. “O que mais gostei foi descobrir como a cidade foi planejada e foi divertido aprender sobre o Lago Paranoá. Ele não existia!”, destaca.

 

Roac de Portas Abertas

 

O Projeto contribui para a formação dos alunos da Rede Pública do Distrito Federal e tem como objetivo aumentar a compreensão da construção política e de seus fatos e personagens do passado e do presente.

 

As visitas são realizadas todas as segundas-feiras na Residência Oficial de Águas Claras. As escolas são convidadas pela Secretaria de Educação.

 

Fonte: Secretaria de Turismo

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo de Brasília

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br